quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tratamento da Apnéia do sono


Apnéia do sono é um distúrbio do sono, em que a respiração pára repetidamente. Apneia do denota o período de tempo para o qual a respiração pára. Geralmente, um intervalo de 10 segundos entre duas respirações é considerada como uma apneia. A apnéia do sono é classificada em três tipos - central, obstrutiva e complexo. Na apnéia central do sono, a respiração é interrompida quando o cérebro deixa de enviar sinais adequados para os músculos que controlam a respiração. Apnéia obstrutiva do sono é causado devido a algum bloqueio físico, que dificultam o fluxo de ar para os pulmões. Músculos da garganta, em um estado de relaxamento também podem causar esse bloqueio. Apneia do sono complexo é uma combinação de apneia do sono obstrutiva, tanto e central. Estudos mostram que as contas de apnéia obstrutiva por cerca de 84,5% dos casos de apnéia do sono, seguido por 15% da apnéia do complexo e 0,5% de apnéia central.

Os sintomas comuns da apnéia do sono são o ronco alto, sonolência diurna, fadiga e asfixia ou com falta de respiração durante o sono. O tratamento para esta desordem varia com o tipo de apneia. Se a apnéia do sono é muito leve, o médico pode recomendar algumas mudanças de estilo de vida como obesidade controle e não fumar, mas casos moderados a graves necessitam de tratamento, que pode incluir alguns instrumentos para abrir as vias aéreas ou cirurgia.

Apnéia Obstrutiva do Sono

Apneia obstrutiva do sono é a forma mais comum de apneia do sono e é formado pela obstrução das vias aéreas. Geralmente, idosos, principalmente homens, são afetados pela apnéia obstrutiva do sono. Apnéia leve ou ocasional não é fatal, mas moderada a condições severas podem resultar em complicações, incluindo morte por insuficiência cardíaca congestiva.

O instrumento mais utilizado por pessoas que sofrem deste distúrbio é a contínua pressão positiva dispositivo (CPAP). Este dispositivo assegura um fluxo de ar pressurizado nas vias aéreas do paciente e da pressão de ar mantém as passagens das vias aéreas superiores abertas, impedindo assim a apneia. Em casos graves, bi-level positive airway pressão dispositivo (BiPAP) é preferível ao CPAP, como este último cuida de inalação só. BiPAP regula tanto a inalação e exalação e pode ajustar a pressão automaticamente, durante o sono. Um desenvolvimento relativamente recente nesta área é a terapia com o aparelho oral (OAT), o que denota a utilização de um aparelho oral, isto é, um bocal feito por medida que se move a mandíbula inferior para a frente o que resulta na abertura da via aérea. Isto é usado por aqueles afetados por leve a moderada apnéia obstrutiva do sono. Em alguns casos leves, o uso de almofadas especialmente concebidos e camisas, o que induz os usuários a dormir sobre o lado, em vez de na parte de trás, ajudou na redução da apnéia.

Em algumas pessoas, estes dispositivos não produzem nenhum resultado, ou causar desconforto. Nesses casos, a cirurgia pode ser feito para abrir as vias aéreas. Isto é conseguido através da remoção do excesso de tecido a partir do nariz ou da garganta, o que é responsável pela ronco e obstrução das vias aéreas. As cirurgias mais comuns são uvulopalatofaringoplastia (UPFP), avanço maxilo-mandibular e traqueostomia. Uvulopalatopharyngoplasty refere-se à remoção de tecidos a partir da extremidade posterior da boca e da porção superior da garganta, juntamente com os adenóides e amígdalas. Às vezes, esta cirurgia não pode ser frutífera, como o tecido remanescente na garganta pode obstruir a passagem.

Em avanço maxilo-mandibular, a mandíbula superior e inferior são movidos para a frente para facilitar o fluxo de ar desobstruídas. Esta cirurgia resulta na ampliação do espaço atrás da língua e do palato mole. A traqueostomia é feito nos casos mais graves. Um metal ou tubo de plástico é inserida através de uma abertura feita no pescoço. Este tubo ajuda na respiração, mesmo que sua garganta está bloqueando o fluxo de ar. Este tubo pode ser coberta durante o dia e aberto na noite. Existem muitas outras cirurgias individualizadas, as quais são planeados como por a área de obstrução.

Apnéia do Sono Central e Complexo

Apneia central pode ser evitada, em certa medida por tratamento de condições médicas associadas como doenças cardíacas ou distúrbios neuromusculares. O uso de oxigênio suplementar também pode fornecer alívio para pacientes que sofrem deste distúrbio. Outro dispositivo de fluxo de ar chamado adaptativo servo-ventilação (ASV) é de notar-se mais eficaz na redução apneia central e complexo. Este dispositivo é ligado a um computador, que armazena informação sobre o padrão de sono do paciente e impede as interrupções na respiração. O dispositivo exerce uma pressão para normalizar o padrão de respiração. BiPAP também é encontrado para ser eficaz no controlo apneia central e complexo.

Apnéia do sono pode ser evitada de alguma forma através da adopção de um estilo de vida saudável em uma idade jovem. Se você se sentir sonolento durante o dia ou se você se sentir letárgico, em seguida, perguntar a alguém para verificar seu padrão de sono. Se há episódios recorrentes de interrupções da respiração, então consulte o seu médico, no mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário